Módulo 7 – aula 1: escritores franceses (Michel Onfray)

Iniciamos o sétimo bloco de aulas do curso on-line de Escrita Criativa, cujo foco são os autores franceses, com as interessantes lições de Michel Onfray, filósofo e fundador da Universidade Popular de Caen. A partir de “Teoria da viagem”, nos aprofundamos na temática dos deslocamentos como característica essencial da humanidade e como, a partir dela, é possível categorizar as pessoas em nômades ou sedentárias.

Na primeira aula do novo bloco, descobrimos com Onfray que os seres humanos, desde o mito de Caim e Abel, podem ser classificados entre os que nutrem um amor ao movimento e os que se apegam ao imobilismo. Temos assim em Abel, o preferido do Deus do Gênesis, um pastor de ovelhas e andarilho em busca do melhor pasto, enquanto vemos em Caim, agricultor fixo à sua plantação, um claro exemplo do sedentarismo.

São estereótipos que se assemelham ao que Yuval Noah Harari, autor estudado no primeiro módulo do nosso curso, nomeia de coletores-seletores-nômades, em contraposição aos agricultores-sedentários do livro fundamental para quem, independentemente de religião ou crença, tem a intenção de se tornar um escritor: a Bíblia, um dos registros mais antigos da escrita humana.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo