Está no ar o curso on-line de Estudos em Escrita Criativa

Vamos comigo para um grande mergulho no mundo fascinante do escrever, dos grandes autores, de narrativas cativantes e do maravilhoso processo de criação textual?

É com um prazer sem tamanho que lanço, neste domingo, 8 de maio de 2020, depois de um período dedicado ao planejamento, à preparação das aulas e à escolha cuidadosa do conteúdo, meu curso totalmente gratuito de Estudos em Escrita Criativa On-line, dirigido para qualquer pessoa interessada em aprimorar suas habilidades narrativas.

Para fazer sua inscrição no curso, clique aqui

Nessa busca, vamos embarcar juntos em uma jornada pelas obras, pela imaginação e pelas técnicas literárias desenvolvidas e adotadas por escritores consagrados de todo o mundo. A intenção é buscar as pistas e os caminhos trilhados nos respectivos processos de criação de cada um deles.

Destrincharemos as “pistas” deixadas por grandes autores que, em suas obras, entregam técnicas valiosas usadas nas suas narrativas. É o caso da revelação, em Cartas exemplares, de que Guy de Maupassant buscava inspiração em Gustave Flaubert. No vasto legado escrito de Virgínia Woolf, ela compartilha, em O leitor comum, os segredo de sua escrita, o que também fez Henry James em A arte da ficção.

Já em A filosofia da composição, Edgar Allan Poe detalha em ordem reversa como escreveu seu mais célebre poema, O corvo. Milan Kundera também revela os bastidores de A insustentável leveza do ser em A arte do romance. Orhan Pamuk é outro autor que entra no rol dos que nos dá de presente peculiaridades do seu processo de escrita em A maleta do meu pai, no qual ele fala sobre a profecia feita por seu genitor quanto ao Prêmio Nobel de Literatura que ele recebeu em 2006.

Acompanhe também todas as novidades sobre o curso de Estudos em Escrita Criativa no Instagram e no Facebook

Nossa ideia, porém, é levar a escrita criativa para muito além do universo dos grandes escritores e dos best-sellers e trazê-la para a nossa rotina. Afinal, narrar fatos, relatar acontecimentos, escrever sobre qualquer assunto e ler o que quer que seja demanda uma capacidade de abstração e de conexão permanentes.

E essa habilidade começa na boa leitura, na atenção aos detalhes, na observação de como são construídos os grandes textos e na contemplação cuidadosa dos personagens.

Mas no ato de escrever, a teoria é apenas o ponto de partida. Como forma de cristalizar esse aprendizado, ao fim de cada um dos módulos, propomos exercícios de desbloqueio com o objetivo de incentivar a prática da boa escrita e de mostrar que, com o auxílio das ferramentas adequadas, todos nós somos capazes de desenvolver um bom texto.

Para tanto, viajaremos pelas obras ficcionais e poéticas de grandes escritores, começando pelos de língua inglesa, seguindo pelos portugueses, aportando de volta no Brasil, depois passeando pelo belo Leste Europeu, fazendo uma escala no Japão, visitando os russos, flanando com os franceses e finalmente chegando nos grandes mestres italianos. Alguém duvida que vai ser uma aventura e tanto?

As aulas do curso de Estudos em Escrita Criativa serão postadas semanalmente no nosso canal do YouTube e, para que você acompanhe todas as lições e seja avisado todas as vezes em que um novo vídeo for ao ar, é essencial se inscrever no canal e ativar as notificações, clicando no símbolo do sininho. Além disso, é indispensável fazer a inscrição no curso, o que vai permitir o acesso ao material completo de apoio às aulas em formato textual.

E para ficar por dentro de todas as novidades o curso, o universo da escrita criativa, da literatura e dos livros, aproveita e também segue a gente no Facebook e no Instagram

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo